quinta-feira, janeiro 08, 2009

Exposiçao "A Historia dos Pontos" - Anje - Biblioteca Florbela Espanca - Matosinhos - Clinica de Saude Integral - Porto - 2006 - 2007



Era uma vez um Ponto.
Ao princípio o Ponto nem sabia que era um ponto… Depois, com o passar do tempo, começou a tomar consciência de que realmente era um ponto… Então, ficou muito contente… e nesse contentamento desenvolveu-se e fortaleceu-se muito… Porém, com o passar do tempo, começou a ficar descontente… Afinal, por mais que se desenvolvesse e se fortalecesse não passava de um simples ponto… E, nesse descontentamento descontente, olhou para o Alto, e viu outro ponto, e nesse instante aconteceu um milagre, pois os dois pontos uniram-se e formaram uma recta sem princípio nem fim, que continha uma infinidade de pontos.
Ao princípio a Recta nem acreditava que era uma recta… Depois, com o passar do tempo, começou a tomar consciência de que realmente era uma recta… Então, ficou muito contente… e nesse contentamento desenvolveu-se e fortaleceu-se muito… Porém, com o passar do tempo, começou a ficar descontente…. Afinal, por mais que se desenvolvesse e se fortalecesse não passava de uma simples recta. A recta já se tinha esquecido de que tinha sido um ponto, e que agora continha uma infinidade de pontos… Então, nesse descontentamento descontente, a recta olhou para o Alto, e viu um ponto, e nesse instante aconteceu um milagre, pois a recta uniu-se ao ponto e formou-se um plano, que continha uma infinidade de rectas em todas as direcções.



Ao princípio o Plano nem acreditava que era um plano… Depois, com o passar do tempo, começou a tomar consciência de que realmente era um plano… Então, ficou muito contente… e nesse contentamento desenvolveu-se e fortaleceu-se muito… Porém, com o passar do tempo, começou a ficar descontente… Afinal, por mais que se desenvolvesse e se fortalecesse não passava de um simples plano. O plano já se tinha esquecido de que tinha sido uma recta, e que agora continha uma infinidade rectas; cada recta já se tinha esquecido de que tinha sido um ponto, e que agora continha uma infinidade de pontos…. Então, nesse descontentamento descontente, o plano olhou para o Alto, e viu um ponto, e nesse instante aconteceu um milagre, pois o plano uniu-se ao ponto e formou-se um espaço, que continha uma infinidade de planos cada qual com uma inclinação diferente.
Ao princípio o Espaço nem acreditava que era um espaço… Depois, com o passar do tempo, começou a tomar consciência de que realmente era um espaço… Então, ficou muito contente… e nesse contentamento desenvolveu-se e fortaleceu-se muito… Porém, com o passar do tempo, começou a ficar descontente… Afinal, por mais que se desenvolvesse e se fortalecesse não passava de um simples espaço. O espaço já se tinha esquecido de que tinha sido um plano, e que agora continha uma infinidade de planos; cada plano já se tinha esquecido de que tinha sido uma recta, e que agora continha uma infinidade de rectas; cada recta já se tinha esquecido de que tinha sido um ponto, e que agora continha uma infinidade de pontos… Então, nesse descontentamento descontente, o espaço…



Moral da História:

O Homem no planeta Terra encontra-se actualmente neste estado de descontentamento. Segue-se olhar para o Alto, ver um ponto, e deixar que o milagre aconteça.

Explicações:

Cada ponto corresponde a um estado de consciência.
O ponto tem dimensão zero, a recta dimensão um, o plano dimensão dois e o espaço dimensão três.
Os pontos foram todos criados ao mesmo tempo, mas o Homem toma consciência deles sequencialmente, ou seja, uns a seguir aos outros. A reunião de todos os pontos, ou de todos os estados de consciência, é Deus.
O olhar para o Alto corresponde à transcendência do estado actual. A descoberta de um novo ponto implica a criação de um novo estado, que contém uma infinidade de estados imediatamente anteriores. Não há como voltar atrás, o milagre já aconteceu. Depois, é preciso tomar consciência do facto, o que demora algum tempo. Seguidamente, virá o desenvolvimento ou expansão desse estado até aos seus limites naturais, e por fim o descontentamento, o que permitirá ao Homem transcender o estado em que se encontra e tomar consciência do seguinte. É assim que a Humanidade evolui por todo o Universo.

Conclusão:

O estado que se segue ao Homem no planeta Terra é a tomada de consciência do Mundo Espiritual ou Quarta Dimensão.


Anjo Azul

Sem comentários: